segunda-feira, 14 de maio de 2012

Gêneros textuais
Os gêneros textuais são fenômenos históricos,profundamente vinculados à vida cultural e social. Fruto de trabalho coletivo, os gêneros contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia.Quando falamos em gênero, não podemos nos esquecer de um teórico importante, cujos estudos foram precursores nessa área. Trata-se de Bakthtin, ao qual devemos os conceitos básicos em termos de gênero  
 Contribuições de Bakhtin
         Mikhail Bakhtin, filósofo russo, dedicou a vida aos estudos da linguagem humana, buscando a definição de noções, conceitos e categorias de análise da linguagem com base em discursos cotidianos, artísticos, filosóficos, científicos e institucionais.
         Para Bakhtin a língua materna, seu vocabulário, e sua estrutura gramatical, não conheceram por meio de dicionários ou manuais de gramática, mas graças aos enunciados concretos que ouvimos e reproduzimos na comunicação efetiva com as pessoas que nos rodeiam.
         De acordo com esta visão, a língua só existe em função do uso que locutores (lócus= lugar - de quem fala ou escreve) e interlocutores (lugar de quem escuta ou lê) fazem dela em situações (formais ou informais) de comunicação. O ensinar, o aprender e o empregar a linguagem passam necessariamente pelo sujeito, o agente das relações sociais e o responsável pela composição e pelo estilo dos discursos.
         As esferas de produção dos enunciados são introduzidas a partir da reflexão bakhtiniana sobre a linguagem e suas infinitas possibilidades privilegiou o romance como objeto de estudo, segundo Brait (2005) o romance interessou à Bakhtin porque ocorrem as representações do homem e seu posicionamento o mundo.
         Os gêneros na visão bakhtiniana incorporam uma perspectiva social e interacional. Bakhtin (1992) chama-nos a atenção para a definição de gênero com base em três características: o conteúdo temático, o estilo e a construção composicional. Portanto, para entendermos o que é gênero, devemos partir do pressuposto de que existem tipos de enunciados relativamente estáveis, segundo os três critérios a seguir:
         Quando falamos em conteúdo temático, referimo-nos ao conteúdo que é característico de um gênero.
         O estilo diz respeito ao “modo de dizer”, ou seja, aos recursos utilizados pelo produtor do texto.
         A construção composicional está relacionada à forma, à estrutura do texto que se estabelece de acordo com o gênero.
        
Entre os vários tipos de gêneros podemos citar:
·         Entrevista
·         Noticia
·         Charge
·         História em Quadrinhos


Gênero- entrevista
Um gênero discursivo/textual que é comum e ainda presente no cotidiano da sociedade é a entrevista, que por sua vez abre um leque de possibilidade de interpretação e de uso, tendo em vista que o mesmo é construído a partir dos conhecimentos críticos dos participantes, acerca de um determinado tema. Sendo assim, este gênero possui características peculiares que o tornam único.


                                                 (Entrevista com Clarice Lispector)



        Gênero- Notícia


É aquele texto que os jornalistas chamam de objetivo ou isento, despido de subjetividade. Aqui temos um gênero, bem diverso. As notícias são autorais, isto é, produzidas por um jornalista claramente identificado na matéria. Possuem uma estrutura bem fechada


     Gênero- Charge
 


A Charge é um gênero textual cuja intencionalidade principal é fazer uma critica por meio do humor. As charges destacam-se pela criatividade e abordagem de temas da atualidade. Os personagens geralmente são desenhados seguindo o estilo de caricaturas. Geralmente, abordam diversos temas, tais como assuntos do cotidiano, política, futebol, economia, ciência, relacionamento, artes, consumo, etc.










   Gênero- História em quadrinhos
As histórias em quadrinhos são enredos narrados quadro a quadro por meio de desenhos e textos que utilizam o discurso direto, característico da língua falada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário